Guiana
A Guiana ou Guyana, oficialmente República Cooperativa da Guyana, anteriormente conhecida pelo seu nome colonial Guiana Inglesa, é um país localizado no norte da América do Sul.
História: A Guiana foi explorada por navegantes espanhóis a partir de 1499, o território foi colonizado no século XVII por neerlandeses da Companhia das índias Ocidentais. A curta história do país caracterizou-se por tensões étnicas, corrupção e ineficácia governamental.
Moeda:O dólar guianense ou guianês, oficialmente dólar de Guiana, é a moeda da Guiana desde de 11839.
Religião: O Cristianismo e Hinduísmo são as religiões dominantes na Guina.
Forma de governo: República democrática representativa indireta.
Idioma: O Inglês é a língua oficial da Guiana.
Capital: Sua capital é o Georgetown
Economia: A economia da Guiana tem mostrado um crescimento moderado desde 1666, baseado numa expansão dos sectores agrícola e mineiro, numa atmosfera mais favorável para iniciativas empresariais.
Recursos Minerais: São encontrados em abundancia, tanto a cassiterita,
a bauxita, o ouro e o manganês.
Recursos Agrícolas: Principalmente carne, frango, cana de açúcar e arroz
Pecuária: Bovinos, ovinos e aves.
PIB: US $ 5,715 bilhões.
IDH: 0,626 (2011) - 103º do mundo.
Expectativa de vida: 68,8 anos (2011) - 128º do mundo.
Mortalidade Infantil: 42,9 por mil nascimentos.
Indústria: Metalúrgica (alumínio), alimentícia (açúcar e arroz), madeireira.
Cidades: Georgetown, Linder, New Amsterdam, Corriverton, Rose Hall, Skeldon, Rosignol, Mahaica, Ituni, Paradise, Queenstown, Charity, Vreed-en-Hoop, Anna Regina, Danielstown, Fort Wellington, Kumaka, Mahaicony Village, Lethem, Bartica, Parika, Mabaruma, Mahdia.
Clima: Tropical ao norte e Equatorial ao sul.
Relevo: O Relevo de Guiana tem como seguintes características: Planície estreita com mangues, Planaltos a 152 metros de altitude.
Hidrografia:A Hidrografia da Guiana é banhada por quatro rios principais, o Corentyne, o Berbice, o Demerara e o Essequibo. Todos correm de sul para o norte, desembocando no Atlântico. São célebres as cataratas de Kaieteur (226m de altura), no rio Potaro, e as de Kamaria.
População: 762.498 habitantes. (Homens: 391.442; Mulheres: 371.056)
Turismo: Museu Nacional de Guiana, Museu de Antropologia Walter Roth, Galeria de Arte Nacional, Museu Policial, Museu Militar, Praia Bartica, Cachoeira Amaila, entre outros...
Nome: Ana Maria e Leonardo.
Turma: 8a4